domingo, 28 de abril de 2013

comida Japonesa


A cultura japonesa tem uma forte presença em solo brasileiro. Os costumes e tradições podem ser vistos por aqui em qualquer lugar, mas talvez nada seja mais habitual no Brasil do que a culinária do Japão. Sua comida, pode ser apreciada nos mais diversos restaurantes especializados espalhados pelo Brasil e já é uma das comidas preferidas dos brasileiros.
comida japonesa  tradicional vai muito além do sushi. Por mais que não seja uma tarefa muito fácil decorar os nomes das comidas mais exóticas da cultura, o sabor dos pratos já ser tornaram tão corriqueiros que já fazem parte do lifestyle brasileiro sem nenhum esforço das redes de restaurante japonesas. Você mesma deve adorar uma comidinha japonesa, não é mesmo? Mas será que você sabe o nome daquelas comidinhas tradicionais dos sushis bar brasileiros?

Comida Japonesa

Sushi: O mais conhecido dos pratos japoneses no mundo é o mais popular no Japão também. Nada mais é que um bolinho de arroz com peixe cru, mas pode ter diversas formas de preparo e consequentemente, vários nomes igualmente diferentes.  Veja alguns exemplos mais populares:
Nigiri: Pequenas porções de arroz cobertas com fatias de peixes ou frutos do mar crus. Os mais comuns são os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo (frito).
Nigiri (Foto: divulgação)
Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;
                                                    Gunkan (Foto: divulgação)
Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
                                                    Norimaki (Foto: divulgação)
Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
Temaki (Foto: divulgação)

Chirashi: Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.
                                                                Chirashi (Foto: divulgação)
Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.
                                                             Sashimi (Foto: divulgação)
Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.
                                                             Tempura (Foto: divulgação)
Nori: É a alga mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos “rolinhos” e outros tipos de sushi ou como condimento para o arroz;
(Foto: divulgação)

Wakame: É uma alga comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água;
Wakame (Foto: divulgação)

Konbu: É a alga mais usada como ingrediente básico de sopas.
Konbu (Foto: divulgação)

Wasabi: É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, costuma ser servido na forma de uma pasta verde, utilizada como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.

                                                              Wasabi (Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário